SIGA NAS REDES SOCIAIS

16 3236-2850

16 99176-1350

LIGUE E AGENDE SUA AULA GRATUITA!

Blog Medley

O sonho de um adulto aprender a nadar é possível!

Metodologia da Medley Sports tem aulas especiais de natação que ajudam adultos a vencer o medo, aprender a nadar e evitar acidentes.

 

É possível aprender a nadar na fase adulta? 

 

SIM! Sem dúvida. Principalmente porque a natação é um esporte que pode ser praticado em todas as idades e traz muitos benefícios para o corpo e a mente. 

 

Outro fator importante é o pequeno risco de lesões, uma vez que tem baixo impacto e é considerado bastante seguro. 

 

Somam-se a isso, os efeitos cardiorrespiratórios positivos, a melhora no condicionamento físico e da qualidade do sono. 

 

Sem contar que alivia o estresse e ajuda no emagrecimento. 

 

Porém, se você ainda não decidiu aprender a nadar, não fique desolado. 

 

Você não está sozinho!

 

Nos Estados Unidos, uma pesquisa realizada para a Cruz Vermelha, identificou que 80% das pessoas afirmaram que poderiam nadar. 

 

Entretanto, apenas 56% deles tinham as habilidades básicas necessárias que poderiam salvar suas vidas na água.  

 

Ou seja, no geral, a pesquisa descobriu que mais da metade de todos os americanos não sabem o básico da natação. E esse número cresce à medida que envelhecemos.

 

No Brasil, não se encontra uma pesquisa com o mesmo formato. 

 

Contudo, este cenário é suficiente para perceber que quando uma pessoa diz que ‘sabe nadar’ não significa necessariamente que ela tenha as habilidades necessárias para se manter segura na água. 

 

Por que muitos adultos relutam em aprender a nadar?

 

 

Embora a natação seja uma atividade simples, para muitos adultos é uma tarefa difícil. Cada pessoa pode ter uma reação diferente diante do desafio de aprender a nadar. 

 

Os motivos principais estão relacionados com a falta de percepção de risco, o medo e a insegurança. Muitas pessoas na fase adulta relutam em aprender a nadar porque acreditam que é uma atividade perigosa.

 

Além disso, o medo de se afogar pode ser fortemente influenciado pela cultura de cada região. 

 

Em alguns lugares turísticos, por exemplo, as pessoas tendem a nadar em rios e lagos muito abertos, o que aumenta o risco de afogamento.

 

Outra causa importante é a insegurança. Muitas pessoas não se sentem à vontade para nadar porque acham que vão se machucar. Isso pode ser resultado da falta de experiência ou da desinformação sobre como se proteger na água.

 

Isso gera uma certa vergonha, além de um sentimento de incapacidade para aprender uma nova habilidade já na idade avançada.

 

Mas, apesar de todas essas percepções, nadar é uma atividade segura quando realizada corretamente e em locais seguros. 

 

Qual a diferença entre medo e fobia?

 

Ao longo da vida, as pessoas acumulam experiências que podem ficar marcadas. Alguns traumas relacionados à água podem perdurar muito tempo se não forem enfrentados. 

 

Certamente, estes casos merecem um cuidado maior, porque ter medo da água é diferente de sofrer fobia. 

 

E isso, por si só, já justifica a necessidade de contar com a ajuda de um profissional experiente nas atividades aquáticas. 

 

Pessoas que têm medo da água, pelo simples fato de não saber nadar, podem superar este medo racional com aulas de natação supervisionadas.

 

Afinal, o medo é apenas uma forma do nosso cérebro nos avisar que a situação pode ser perigosa. 

 

Entretanto, alguns sentem mais do que apenas medo de se afogar, e a isso chamamos de fobia da água, que é algo que atinge determinadas pessoas.

 

A aquafobia é um medo irracional e intenso da água. Quem sofre desse medo costuma ter muita dificuldade em se aproximar de qualquer tipo de corpo d'água, seja um rio, um lago ou até mesmo uma piscina.

 

Embora a aquafobia seja um transtorno relativamente raro, é importante entender que ele existe e que precisa ser tratado por um profissional qualificado.

 

As 7 maiores consequências para adultos de não aprender a nadar

 

O sonho de um adulto aprender a nadar é possível

 

Quem ainda não decidiu aprender a nadar, além de não desfrutar dos benefícios desta atividade aquática, enfrenta várias dificuldades pessoais e sociais, com consequências que podem chegar a ser graves no dia a dia das pessoas. 

 

Veja as mais relevantes:

 

1. Diminuição da autoestima

A sensação de inferioridade é comum entre as pessoas que não sabem nadar. Elas se sentem desajustadas e inseguras na companhia de outras pessoas que sabem nadar.

 

2. Risco de afogamento

Esse é o maior risco para quem não sabe nadar. Afogamentos acontecem em todos os lugares do mundo e podem levar à morte.

 

3. Dificuldade para se proteger

Em casos de emergência, as pessoas que não sabem nadar ficam vulneráveis porque não conseguem se salvar sozinhas e correm o risco de morrer.

 

4. Menor chance de participar de esportes

As pessoas que não sabem nadar têm menor chance de participar de esportes aquáticos, como natação, pólo aquático e canoagem, por exemplo.

 

5. Fica isolado dos amigos e familiares 

Quem não sabe nadar tem menos oportunidades de se divertir e passa mais tempo em casa, evitando passeios, por exemplo. Isso acaba isolando a pessoa.

 

6. Perde o contato com a natureza

Os lugares mais bonitos e propícios para relaxar e se divertir estão perto da água. Quem perde essa oportunidade acaba ficando mais distante da natureza.

 

7. Diminui a qualidade de vida

As pessoas que não sabem nadar passam por momentos de maior tensão e estresse, o que afeta diretamente o fator psicológico e a qualidade de vida.

 

Aulas especiais para vencer o medo e aprender a nadar

O sonho de um adulto aprender a nadar é possível

 

 

A Medley Sports desenvolveu um método específico para ajudar adultos a superar o medo e aprender a nadar. 

 

São aulas individuais, somente você e o professor, com horário marcado. 

 

Fique tranquilo. Você não precisará aprender todas as técnicas dos nados. Mas, vai aprender tudo que é necessário para ter segurança na água e evitar acidentes.

 

O mais importante, neste momento, não é tornar-se um exímio nadador, mas ter autoconfiança, perder o medo e ganhar autonomia no meio aquático. 

 

Prepare-se! Veja três dicas:

 

É bom ficar atento a alguns pontos, antes mesmo de começar as aulas. Algumas dicas são importantes para que você possa colher os melhores resultados:

 

  • Primeiramente, não se compare com ninguém. Cada pessoa tem seu tempo, seus limites, mas todos temos potencial para aprender.

 

  • Em segundo lugar, fique relaxado e vá com calma. A natação é um momento de tranquilidade e prazer. Supere uma etapa de cada vez, sem pressa. Com certeza, o professor da Medley te dará muita confiança e segurança nesse processo.

 

  • Por último, não tenha vergonha. Ser adulto e não saber nadar é perfeitamente normal. Assuma seus medos, respeite seus limites e não desista. Em seus 26 anos de existência, a Medley Sports já realizou o sonho de aprender a nadar de diversas pessoas!

 

Conclusão

Em suma, aprender a nadar na fase adulta é importante para o equilíbrio emocional e redução do estresse. 

 

Além disso, a atividade prolonga a vida, como você pode conferir no artigo “Fonte da Juventude é um dos maiores benefícios da natação para o cérebro” publicado aqui no blog. 

 

Portanto, invista em você e em uma vida adulta saudável e realizada

 

Nossa metodologia é estruturada em cima das principais habilidades aquáticas, que proporcionam os recursos de que você precisa para NADAR SEM MEDO. 

 

Não perca mais tempo, realize esse sonho, VOCÊ PODE!

 

 

Veja também

Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp