Natação salva vidas: saber nadar reduz o risco de a...
Natação salva vidas porque reduz o risco de afogamentos. Por isso, aprenda a nadar em apenas oito aulas na Medley Sports.
A importância da hidroginástica para gestantes é muito grande, pois auxilia na redução do risco de aborto, na prevenção de doenças na gravidez e no parto, além de proporcionar um bom pré-natal.
A hidroginástica tem sido indicada para as gestantes, pois proporciona um exercício de baixo impacto, o que é mais seguro para o bebê e para a mamãe.
Além de propiciar diversos benefícios para a saúde, a hidroginástica é também uma atividade relaxante e prazerosa.
Se você está esperando seu bebê e quer conhecer melhor estes benefícios da hidroginástica para gestantes, leia este artigo até o final.
Em contraste com os demais exercícios realizados no solo, a atividade aquática não provoca dores, nem transpirações aparentes, muito menos deixa as pessoas com sensação de exaustão.
Isso acontece porque, dentro da água, você sente que têm menos peso corporal. Assim sendo, o efeito da gravidade é menor e a tensão nas articulações é reduzida.
Por isso, os exercícios realizados na água são praticados com maior segurança, aumentando o rendimento e possibilitando que a atividade seja realizada por um período maior de tempo.
A hidroginástica ganhou espaço como método de condicionamento físico e modelagem estética a partir do conhecimento destas propriedades da água.
Ela trabalha o desenvolvimento e o aprimoramento da percepção corporal. Além disso, aumenta a resistência cardiorrespiratória, melhora a flexibilidade e a coordenação motora.
A hidroginástica também atua no combate ao estresse, diminui a indisposição, elimina a flacidez e contribui para uma melhor qualidade da sua vida.
Antes de mais nada, é fundamental esclarecer que qualquer atividade física para gestantes deve ser indicada e monitorada por profissionais da saúde.
Normalmente, as grávidas tem sido liberadas a partir do terceiro mês de gestação (12 semanas), quando o risco de ocorrer aborto diminui. As aulas podem seguir até o último mês.
Só para ilustrar, estudiosos apontam que “as atividades aquáticas vêm a ser uma forma saudável, mais confortável e mais segura de exercícios para grávidas, pois se constituem em um benéfico programa de condicionamento físico para a futura mamãe…”
Esta afirmação consta no artigo científico “Benefícios da hidroginástica para gestantes”, publicado pela revista argentina digital EFDeportes.
As aulas devem ser totalmente direcionadas e adaptadas para as suas necessidades.
Por isso, é importante escolher uma academia de natação em que as aulas sejam específicas e exclusivas para grupos de gestantes..
O fundamental é que você não seja colocada junto a outras alunas, que fazem a atividade com nível de intensidade diferente.
Os exercícios devem incluir o alongamento, o condicionamento aeróbico e o trabalho de resistência localizada. Desta maneira, eles trabalham todos os músculos do seu corpo.
Também podem ser realizados exercícios para dar maior equilíbrio, uma vez que a concentração maior do maior peso corporal fica na frente.
As aulas devem ser desenvolvidas não só para fortalecer os músculos, mas também para a socialização e a redução do seu estresse.
É importante falar sobre a troca de experiências entre as gestantes desta turma, o que vai proporcionar uma tranquilidade e maior confiança neste período que é cheio de incertezas e medos.
Há muitos benefícios. Por exemplo, as atividades aquáticas durante a gravidez promovem um maior gasto calórico, o que ajuda no controle do seu peso.
Outras vantagens são a diminuição do risco de varizes e dores nas costas.
Por sua vez, o fortalecimento da musculatura abdominal facilita a acomodação do bebê e reduz a sobrecarga na coluna vertebral.
A hidroginástica também ajuda você a ter um sono mais profundo e reparador à noite, deixando-a mais disposta durante o dia.
Pesquisas também indicam que a atividade física durante a gravidez ainda diminui o risco de diabetes e de complicações obstétricas.
A lista é grande e inclui: menor risco de parto prematuro, menor duração da fase ativa do parto, menor hospitalização, diminuição na incidência de cesárea e melhora na capacidade física.
Isso sem contar os benefícios para sua mente, como melhora da auto-imagem, auto-estima e sensação de bem-estar.
E, como já vimos, reduz a sensação de isolamento social, da ansiedade, do estresse e do risco de depressão.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Saúde Pública da Noruega, em Oslo, e publicada no site Guia do Bebê, mostrou que exercícios físicos, pelo menos 3 vezes por semana, diminuem o risco do bebê nascer com sobrepeso entre 23% e 28%.
Foram ouvidas mais de 36 mil mulheres que informaram dados sobre suas atividades físicas realizadas entre a 17ª e 30ª semana de gravidez.
Em outras palavras, bebês de mães com obesidade ou diabetes encaram maior risco de desenvolver essas doenças, mesmo tendo no futuro uma vida saudável.
De fato, a atividade física é fundamental em todos os momentos da vida. Na gestação não poderia ser diferente. Ganha a mãe, ganha o bebê.
E os benefícios da hidroginástica nesta fase são ainda maiores.
A hidroginástica para gestantes na Medley Sports adota uma metodologia especial para potencializar ainda mais estes benefícios.
Para começar, a água das piscinas é tratada com ozônio. Ou seja, você evita os malefícios do cloro, como a irritação dos olhos, o ressecamento da pele e também aquele cheiro forte no ambiente.
As turmas são reduzidas e exclusivas para gestantes, para que você possa ser plenamente atendida em suas necessidades físicas.
Fale conosco e marque uma aula experimental. Você vai gostar!
Natação salva vidas porque reduz o risco de afogamentos. Por isso, aprenda a nadar em apenas oito aulas na Medley Sports.
Conheça três histórias incríveis de superação, em que a natação transforma a vida das pessoas para melhor.
Natação no inverno: porque parar de fazer as aulas justamente no período do ano em que os benefícios são tão necessári...
Mitos e verdades sobre a Hidroginástica. Conheça os benefícios para a saúde em todas as idades e o método específico pa...
Conheça os vários benefícios da natação para bebês e a importância da participação ativa dos pais em seu desenvolvim...
Pilates ou Hidroginástica? Leia este artigo da Medley Sports para não errar na hora de escolher a melhor atividade física ...